QUEM SOMOS

Damos as boas vindas ao novo site institucional da AITI – Associação Ibérica de Turismo do Interior

Mensagem de Boas Vindas da Direção

É com muito gosto que vos damos as boas vindas ao novo site institucional da AITI – Associação Ibérica de Turismo do Interior, desejando que este encontro vos possa ser útil, pessoal e profissionalmente.

Num ano particularmente difícil na consequência da pandemia por Covid-19, criámos esta associação com um primeiro passo – curto mas firme – na solidificação dos princípios que nortearam o surgimento desta associação, ancorados na necessidade de dar outro rumo a este setor, na região raiana.

Tentaremos dar visibilidade e acrescentar valor ao território ibérico, transfronteiriço, quebrando fronteiras e promovendo a cooperação na comercialização dos nossos recursos e produtos. 

Convictos do nosso papel e da sua importância, seguiremos o nosso caminho, rumo ao futuro, acreditando e lutando, para que o papel do turismo do interior seja mais reconhecido, e por essa via mais procurado por todos os que em algum momento precisam de apoio que os possa ajudar a resolver os seus problemas/ dificuldades.

Missão

Crescimento

Contribuir para o crescimento e desenvolvimento do turismo do Interior

Cooperação

Promover a cooperação através de parcerias a nível local e internacional

Formar

Formar agentes turísticos para que partilhem competências e capacidades ao serviço da sociedade

Acrescentar valor

Acrescentar valor a um território de interior com a criação de condições que possibilitem um desenvolvimento turístico sustentável

OBJETIVOS

A AITI tem como principal âmbito de ação o território Ibérico e como seu objetivo geral o apoio ao desenvolvimento e prosperidade dos seus associados, criando redes que envolvam todos os agentes interessados no desenvolvimento do turismo, visando o desenvolvimento económico dos territórios e o aumento do número de turistas em todos os pólos, apoiando agentes turísticos e outros que dependam indiretamente dele, através da formação e inovação, planeamento e gestão de destinos, sempre com vista à sustentabilidade.

Cooperação, educação e formação para o desenvolvimento dos territórios.

Desenvolvimento social, cultural, económico, formativo e ambiental das comunidades.

Criação de redes envolvendo todos os agentes interessados no desenvolvimento do turismo, visando o desenvolvimento económico dos territórios e o aumento do número de turistas.

Consultoria, capacitação, assistência e formação para a criação de novos modelos de cooperação entre diferentes agentes tanto do sector privado como público;.

Apoio direto aos agentes turísticos e outros que dependam indiretamente dele, através da formação e inovação, planeamento e gestão de destinos.

A defesa do património cultural e ambiental e gastronómico.

Defesa, conservação e melhoria do ambiente.

Investigar, salvaguardar e dar a conhecer o património, defendendo e promovendo a conservação de valores naturais e culturais.

Realização de estudos de diagnósticos, desenvolvimento, conferências e seminários.

Inovação conceptual e de práticas nas áreas do digital com o objetivo de as colocar ao serviço da promoção do turismo.

Organização de congressos, eventos e seminários de forma a poder debater as melhores estratégias para os territórios e poder adquirir conhecimentos com realidades mais maduras dentro do setor

Desenvolvimento e promoção de estratégias de comunicação específicas, adaptadas aos territórios alvo ou prioritários da associação.

Promoção e internacionalização dos seus associados nas áreas do turismo.

Certificação dos agentes turísticos e dos destinos como forma de os dinamizar e credibilizar.

Assegurar a sustentabilidade dos destinos através de boas práticas ambientais, nomeadamente através da promoção da neutralidade carbónica, das práticas biológicas, promoção da biodiversidade, da prevenção dos riscos para o ambiente e da minimização da produção de resíduos.

A AITI pode colaborar, associar-se, cooperar, filiar-se ou federar-se com e em outras instituições, nacionais ou internacionais, que não prossigam fins contrários aos seus.

Quer fazer parte da associação?

Não espere mais! Se estiver interessado em pertencer à Associação, aceda a este link.