Call for

Pappers

CMTI 2024

NOVOS PRAZOS

Atendendo a solicitação dos participantes do congresso, a comissão decidiu prorrogar os prazos para submissão de trabalhos.

 Novas datas:

  • Data de abertura para submissão de resumos: 15 de abril de 2024
  • Prazo para submissão de resumos: 30 de junho de 2024
  • Notificação de aceitação: 1 de julho de 2024
  • Prazo para submissão de trabalhos finais (voluntária e após notificação de aceitação): 6 de setembro de 2024.

O Congresso Mundial de Turismo Interior apresenta-se como uma ferramenta de colaboração entre o meio académico e as empresas pertencentes à indústria do turismo.

Os destinos turísticos do interior têm visto a procura crescer, de modo que as expectativas planeadas pelas administrações públicas têm sido superadas e isto está a gerar tensões não só entre a oferta e a procura, mas também com os próprios residentes dos destinos turísticos do interior.

Este congresso reflete a importância e a simbiose do turismo com os destinos do interior, enquanto locais acolhedores, atrativos turísticos, e que requerem atenção, investimento e planeamento para a sua adequada sustentabilidade turística.

É por isso que os investigadores são chamados a enviar propostas de investigação ligadas às seguintes áreas temáticas:

Ponto 1

TURISMO INTERIOR DE SUCESSO: Turismo Interior e tipologias subjacentes; Eventos turísticos e dessazonalização do interior; Qualidade Turística; Gentrificação turística; Responsabilidade social na gestão imobiliária e urbana dos destinos.

Ponto 2

MOBILIDADE E INFRAESTRUTURAS:  Mobilidade e turismo interior; Apoio tecnológico e inovação turística; Estratégias de conectividade e infraestrutura; Avanços tecnológicos: Inteligência Artificial, Realidade Virtual.

Ponto 3

TURISMO RELIGIOSO E ESPIRITUALIDADE: Desenvolvimento e turistificação da religiosidade; Valor acrescentado dos lugares santos.

Ponto 4

SUSTENTABILIDADE APÓS 2030: Cenários pós-2030; Economia circular e sustentabilidade 360º; Acessibilidade universal, realidade ou quimera; Diminuição natural ou intervenção política.

Ponto 5

RECURSOS E GENTES DO TURISMO DO INTERIOR: Gastronomia: recurso, bem ou valor acrescentado? Património material e imaterial nos destinos do interior; Paisagens culturais e paisagens turísticas. O papel da UNESCO; Turismo Lento vs. Turismo Experiencial.

Ponto 6

O INTERIOR É UM DESTINO?: Turismo de interior: valor estabilizador do turismo de massas; Políticas de turismo social; Dicotomia entre agenda cultural e turismo interior.

O Congresso Mundial de Turismo Interior acolherá 6 mesas paralelas, nas quais poderão ser apresentados contributos científicos, que os investigadores poderão apresentar a membros da comunidade universitária e empresários especializados na área do turismo interior internacional.

A comissão científica do congresso receberá resumos até 30 de junho. Após avaliação por um par anónimo, os autores serão notificados antes de 1 de julho de 2024, sobre os trabalhos selecionados para apresentação na conferência.

Deadlines

  • Data de abertura para submissão de resumos: 15 de abril de 2024

  • Prazo para submissão de resumos: 30 de junho de 2024

  • Notificação de aceitação: 1 de julho de 2024

  • Prazo para submissão de trabalhos finais (voluntária e após notificação de aceitação): 6 de setembro de 2024.

Regras de submissão de resumos

  • Para apresentar os resumos é condição essencial que o primeiro autor se inscreva no Congresso.
  • Os resumos serão originais, não terão sido publicados ou apresentados como em conferências anteriores, até à data limite para envio dos resumos.
  • Os resumos apresentados serão avaliados pela Comissão Científica com base na sua adequação ao conteúdo do Congresso.
  • Somente serão aceites comunicações orais.
  • Todas as notificações serão feitas via e-mail ao autor principal.
  • Após aceitação do resumo, o autor será informado das normas da exposição.
  • Os resumos aceites serão publicados no Livro de Resumos do Congresso em formato PDF, com ISBN.
  • Formatação

Abertura de envios: 15 de abril de 2024

Aberto o prazo para envio de trabalhos para o congresso.

Tudo o que você precisa saber

Informações dos Comissãos

Quem compõe o comitê organizador e científico.

Onde, como, quando.

Local do congresso, hotéis, Como chegar….

Inscrição no congresso

Preços especiais para inscrições antecipadas.